quarta-feira, 13 de setembro de 2017

de de

Setembro Azul - Proibição das Línguas de Sinais.



Nas datas de 6 e 11 de setembro de 1880, ocorreu o congresso de Milão no qual o comitê era constituído apenas por ouvintes, um massacre ao individuo surdo, então foi proibido o uso da Língua de Sinais na educação de surdos , consequentemente passou a ser usada a Oralidade e leitura labial.

Professores surdos foram afastados, crianças que já sabiam a língua gestual foram separadas das outras para que não ‘contaminassem’. As Justificativas eram que, os surdos ficariam preguiçosos para a oralidade caso usassem a Língua viso-espacial, muitos alunos tinham suas mãos amarradas ou eram castigados caso fossem vistos usando os sinais. Eram cobradas apenas treinamentos auditivos, leitura labial e reabilitação, pois eram vistos como anormais e incapazes.





Essas práticas se alastraram em muitos países ate uma boa parte do século XX. Mesmo assim, eles não desistiram de manter sua língua e identidade vivas, em encontros as escondidas em associações, nos dormitórios e nas ruas, longe do preconceito ouvintista e aos poucos foram conquistando seu espaço.

Veja a encenação do congresso no vídeo abaixo, feito pelos talentosos amigos Andréia e Gabriel.


14 comentários:

  1. Nossa que absurdo, eu desconhecia essa história, fiquei até meio chocada! Eu acho tão incrivel se comunicar assim.
    Ainda bem que hoje em dia não há essa proibição, mas o preconceito ainda permanece em muitas pessoas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e infelizmente aconteceu. Mas vencemos essa luta! E o hoje a Libras é a segunda língua oficial do nosso País!

      Excluir
  2. Meu Deus que absurdo, não conhecia essa história, nunca tinha ouvido falar, eu gosto de ficar interada desses tipos de coisas que acontecem pelo mundo, muito obrigado pela sua informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua visita, infelizmente até hoje em dia os surdos ainda sofrem algum tipo de preconceito por parte da sociedade.

      Excluir
  3. está falando sério? meu deus, não sabia dessa história, fiquei chocada, desconheço isso! é um absurdo naquela época. ia morrer sem saber disso. enfim, eu acho tão incrível os surdos se comunicarem dessa forma.
    que ironia, né? eu sou surda, porém não sei comunicar assim, porque acho muito difícil, prefiro mil vezes fazer leitura labial e sei falar normal. atualmente nos dias de hoje não tem mais esses tipos de proibição, que bom né? mas infelizmente existe uma doença chamada preconceito, e ainda permanece em muitas pessoas, o preconceito é uma doença do cérebro, pessoas arrogantes. eu sofro com isso, porém não ligo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seríssimo Holanda, claro que em alguns momentos a leitura labial ajuda muito, mas pra muitos surdos que nasceram com surdez profunda a comunicação acaba bem limitada. Eu apesar de ser oralizada senti que a Libras fez uma mudança fantástica na minha vida.

      Excluir
  4. Nossa esse assunto é muito sério acredito que a mídia deveria falar sobre o assunto em forma de conscientização , mas por lei eles não podem noticiar ... Faço parte de um grupo onde aparece diariamente vários casos de suicídio , está crescendo cada vez mais , é assustador!

    ResponderExcluir
  5. Gente chega a ser quase uma tortura para nossa mente, pensar em momentos de tanta violência! Eu verdadeiramente não tinha conhecimento de tamanha barbárie. Obrigada por compartilhar um pouco dessa história conosco! Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Que absurdo, eu desconhecia essa história, fiquei besta como sempre ouvimos essas histórias de preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia totalmente está história.... Que coisa horrível

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    A história é verdade , Eu aprende de fala, lendo labial , dificuldade de escreve e aprendendo libras..
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Nossa que horror isso, nunca soube disso, que triste

    ResponderExcluir
  10. Nossa que absurdo, não sabia que isso tinha acontecido.
    Beijoss

    ResponderExcluir

 

Blogs Brasil